7 maneiras de atrair pacientes para seu consultório odontológico

Atrair pacientes para seu consultório não é uma tarefa fácil. É um processo que exige estudo e planejamento, sempre buscando entender quem é seu público e o que ele deseja. Conseguir mostrar para ele o diferencial do seu consultório e convencê-lo a fazer, pelo menos, a primeira consulta com você. Para te ajudar nisso que existem diversas ferramentas e conceitos no marketing. Reunimos 7 delas aqui que vão te ajudar a começar o processo de atrair pacientes.

1. Indicação

Não precisa ser um Sherlock Holmes para intuir que pacientes vindos por indicação são excelentes para seu consultório. O motivo para isso é simples: eles chegaram até você através de uma pessoa em que confiam. Isso faz com que eles fiquem mais predispostos a te ouvir, a aceitar o plano de tratamento e a confiar no seu trabalho. E como os serviços da área de saúde pedem essa relação de confiança, você já larga com vários pontos de vantagem.

Transformar essas pessoas em clientes é bem mais fácil do que alguém que simplesmente pegou seu número no Google ou que apareceu na porta do seu consultório. É, por isso, que fidelizar os seus pacientes é tão importante. Lógico que esse não é um processo simples e que depende muito do tipo de experiência que você passa ao paciente antes, durante e depois do atendimento. Se ele julgar que o problema dele foi resolvido da melhor forma possível, são grandes as chances dele te indicar para os amigos.

2. Antigos pacientes

Se o seu consultório já possui alguns anos de vida, com certeza tem uma boa cartela de antigos pacientes. Ela envolve aqueles que fizeram algum tratamento com você e não voltaram, os que fizeram apenas a consulta inicial, os que ficaram de fazer a consulta de rotina e se esqueceram. Enfim, há uma série de pacientes que já tiveram algum contato com você e que, por alguma razão, não voltaram mais. Estes também são uma ótima forma de se conseguir mais pacientes.

Porém, é preciso prestar atenção na especificidade de cada um. Se for um paciente que está em tratamento ou precisa voltar daqui seis meses, fazer um controle de retornos eficiente é a solução para o seu caso. Já para aqueles com quem você perdeu o contato, é preciso planejar uma nova estratégia de comunicação, de forma a manter o contato com ele e reforçar sua importância na vida dele.

3. Marketing offline

Se os dois tópicos anteriores falaram sobre como ativar sua base de pacientes para conseguir novos, agora precisamos conversar sobre as formas de prospecção ativa, em que você tenta atingir diretamente um novo cliente. A mais comum delas e que, provavelmente, você mais tenha ouvido falar é o marketing offline.

Ele envolve todas as práticas usadas por uma empresa para divulgar seu trabalho sem o uso da internet. Hoje ela é vista como “tradicional”, mas a divulgação offline foi a mais usada durante décadas e ainda hoje é a predominante em grande parte das empresas, embora sua utilização venha diminuindo ano após ano graças à chegada da internet.

Ela envolve a utilização de materiais impressos, propagandas em veículos de comunicação (rádio, tv, jornais, revistas) ou em espaços destinados a isso (outdoor, busdoor, táxis, bancas de jornais), ações socioambientais, assessoria de imprensa ou outros meios que você julgar mais adequados para o seu consultório.

Para que ele funcione, é preciso um planejamento de marketing, um estudo do público e uma análise financeira do quanto seu consultório pode investir no momento. Ela costuma ser mais dispendiosa do que ações online, mas dependendo da natureza da sua empresa, costuma ter um retorno melhor.

4. Marketing digital

Uma pesquisa feita pela TIC Domicílios, em 2013, estimou que 51% da população brasileira já está conectada à internet. É um público enorme que não pode ser negligenciado, então levar seu consultório para lá se tornou indispensável. É aqui que entra o marketing digital. Ele consiste em, basicamente, aproveitar a internet como plataforma para divulgar promoções, produtos, serviços ou atributos de uma marca ou empresa.

A principal diferença para o marketing offline está no custo/benefício das suas ações. Anunciar em um jornal do bairro, por exemplo, tem um custo razoável e te garante apenas o público da tiragem daquele jornal. Para que esse público aumente, só torcendo para o jornal ampliar sua distribuição, coisa que é muito rara hoje em dia. Com o marketing digital você tem possibilidade de aumentar esse público e, o que é melhor, permite uma interação com ele. Tudo, claro, com um custo menor.

Os resultados, porém, não vêm do dia para a noite. É preciso de tempo e dedicação e tudo depende do material que você cria, dos investimentos feitos e do engajamento do público. Para isso você pode usar blogs, site do consultório, email marketing, inbound marketing, links patrocinados do Google, vídeos no YouTube e até mesmo as redes sociais, que serão melhor exploradas no tópico seguinte.

5. Redes sociais

Em uma época em que a interação com o cliente é fundamental para um bom atendimento, as redes sociais são o principal meio onde isso acontece. E se os números de pessoas conectadas à internet já era expressivo, é interessante ver que a maioria esmagadora está presente nas redes sociais. O último dado liberado pelo Facebook sobre a audiência brasileira data de 2014 e dizia que 89 milhões de pessoas já estavam conectadas em sua rede, número que corresponde a 8 em cada 10 pessoas com acesso à internet. Os números são impressionantes e, por isso mesmo, investir nesse tipo de marketing é um dos caminhos que seu consultório pode seguir.

Até pelo seu alcance, o Facebook é a maior rede social hoje e estar lá é quase fundamental. Para que seu consultório tenha uma página é bem simples, mas exige comprometimento e um planejamento prévio.

E não se engane sobre ser o Facebook a única rede em que seu consultório pode estar. Dependendo de qual estratégia você traçou no planejamento de marketing, perfis podem ser criados no Twitter, Instagram, Snapchat e Whatsapp. Claro que cada uma possui sua própria particularidade e deve ser trabalhado individualmente.

6. Convênios

Atender ou não a convênios é uma pergunta que muitos dentistas se fazem, principalmente, no início da carreira. Algumas das principais desvantagens envolvem os valores baixos por procedimentos realizados e a burocracia para começar e finalizar um tratamento. Porém, estes pontos negativos são compensados justamente pelo tema deste post.

Convênios ajudam a aumentar de forma rápida o número de pacientes do consultório. Isso é ótimo para profissionais que estão chegando no mercado agora, pois ainda não têm um público fidelizado e conseguem construir seu nome.

Além disso, em um artigo do site “Odonto close up”, Mariza Costa, responsável pela Amil Dental, afirmou que “quando o dentista coloca um cliente conveniado dentro do consultório, este pode indicar até seis outros não conveniados”. E aqui voltamos para o primeiro tópico, sobre indicações.

7. Parcerias

Uma outra forma de conseguir novos clientes é através de parcerias. Sabe aquela empresa grande perto do seu consultório? Por que não oferecer condições especiais para os funcionários dela? Ou por que não fazer parceria com o comércio local? Ou pensando maior, por que não conversar com um sindicato ou uma escola?

Como em grande parte dos casos o consultório de um dentista é um negócio local e que interage muito com as pessoas que o cercam geograficamente, usar isso a seu favor e realizar parcerias estratégicas pode ser aquilo que vai alavancar o número de pacientes.

Concluindo

Em tempos de crise, muitos dentistas começam a temer pela falta de pacientes. Fato é que esse é um trabalho indispensável para a saúde e, se as pessoas estão pensando em cortá-lo do orçamento, cabe a você mostrar que elas não podem pensar assim. Todas as técnicas acima vão te ajudar a fazer isso, seja com clientes antigos ou prospectando novos. Desde que observadas as especificações do Código de Ética, o que vai valer é seu estudo, planejamento e criatividade para chegar até o paciente.

Fonte: www.laudonline.com/blog/7-maneiras-de-atrair-pacientes-para-o-consultorio-odontologico/

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