#DICASPROENG: 10 dicas para você decorar sua casa ou apartamento pequeno

Quando se trata de decoração de ambientes mais compactados, podemos dizer que o maior desafio é planejá-lo de forma equilibrada para que tudo seja acomodado da melhor maneira possível e todas as necessidades do morador sejam devidamente atendidas, sem faltar o conforto necessário e garantir uma boa circulação.

Com a ajuda da designer de interiores Karina Lapezack, criamos uma lista completa para auxiliar você a criar este equilíbrio, sem deixar de incluir a sua personalidade e gosto pessoal.

1 – Integre os ambientes

FOTO: REPRODUÇÃO / RADUAN ARQUITETURA

Karina comenta que vale estudar a possibilidade de remanejar algumas paredes, principalmente se o seu imóvel foi comprado na planta. Mas se este não é o seu caso e sua casa ou apartamento já está construído, veja no manual do morador ou com o arquiteto de seu projeto se é possível promover uma reforma sem prejudicar a estrutura da propriedade. Algumas integrações podem ser feitas se você fizer…

2 – Cozinha americana

Uma opção muito popular de integração de ambientes é criar uma ligação sutil entre a sala e a cozinha. A parede pode ser recortada até uma determinada altura para a instalação de uma balcão, ou totalmente demolida para receber uma bela ilha, explica Karina.

3 – Desconstrua um dormitório

FOTO: REPRODUÇÃO / MESSA PENNA ARQUITETURA E INTERIORES

Se a sua planta tem um quarto a mais sem uso, ou será usado como um escritório, aproveite-o melhor retirando suas paredes e criando um ambiente mais ampliado, como uma sala ou quarto maiores. A designer reforça que “caso queira poupar o dormitório para uma possível utilização futura, tire somente a parede onde a porta é instalada, assim ainda é possível proporcionar amplitude, e futuramente, uma porta de correr pode ser instalada no lugar da parede removida”.

4 – Nivele a varanda à sala

FOTO: REPRODUÇÃO / CARLOS ROSSI

Se você tem um apartamento com uma varanda de tamanho considerável, estude a hipótese de integrá-la a sua sala de estar. Muitas construções permitem que a parede onde a porta é instalada seja retirada, e nivelar o piso de ambos os ambientes criará um espaço muito mais ampliado.

5 – Tenha todas as medidas antes de comprar qualquer mobília

FOTO: REPRODUÇÃO / CHRIS SILVEIRA E ARQUITETOS ASSOCIADOS

É muito importante ter a medida do local que receberá o móvel antes de comprá-lo. Assim você evitará dores de cabeça ao comprar (e se apaixonar) por uma peça e, ao montar, descobre que ela ficou pequena ou grande demais para o seu projeto.

6 – Use espelhos

FOTO: REPRODUÇÃO / IBD ARQUITETURA

Caso você não tenha a liberdade ou dinheiro para quebrar uma parede, “uma boa saída para dar a sensação de amplitude é o uso de espelhos em lugares estratégicos, como ao lado da mesa de jantar, ou junto ao home teather”, ressalta Karina. “Nos dormitórios, ele pode ser instalado acima da cabeceira ou nas portas dos armários”.

7 – Dê preferência para móveis planejados

FOTO: REPRODUÇÃO / JULIANA PIPPI

“Para a mobília, prefira planejar e projetar armários específicos e personalizados, pois assim há um melhor aproveitamento do espaço do que comprar móveis prontos ou modulados, por exemplo”, explica Karina.

8 – Use poucos móveis

FOTO: REPRODUÇÃO / CHRIS SILVEIRA E ARQUITETOS ASSOCIADOS

Aqui o menos é mais. Quanto menos móveis você incluir em sua casa, mais espaço você terá. Atente-se sempre à área de circulação.

9 – Escolha mobílias com gavetas

FOTO: REPRODUÇÃO / ANNA PAULA MORAES

O maior desafio de decorar um imóvel pequeno, segundo Karina, é oferecer opções para o morador guardar os seus pertences, portanto, “móveis que tenham gavetas são super funcionais para esta ocasião, como os gabinetes de cozinha e banheiro, por exemplo”.

10 – Escolha um único estilo

FOTO: REPRODUÇÃO / PROJÉTICA DESIGN E ARQUITETURA

E preferencialmente o que tenha mais a ver com o seu perfil. Essa é uma forma de facilitar as coisas ao escolher os poucos móveis e objetos que irão compor a sua decoração, e te dará o foco necessário para manter a dosagem certa de tudo.

Fonte: Tua Casa – Escrito por Sheila Almendros

Deixe seu comentário

Aceitação dos Termos e Condições
Ao marcar esta caixa, eu concordo com os seguintes termos e condições:
  1. Análise Prévia: Entendo que a minha solicitação de manutenção será analisada pelos setores responsáveis antes do agendamento do serviço.
  2. Informações Necessárias: Comprometo-me a fornecer todas as informações necessárias para a avaliação completa da minha solicitação. Sei que a falta de informações pode atrasar o processo.
  3. Processo de Agendamento: Reconheço que o agendamento do serviço está sujeito à disponibilidade e será confirmado somente após a análise da garantia do serviço e aprovação da solicitação.
  4. Responsabilidade: Declaro que as informações fornecidas são precisas e completas. Estou ciente de que a inveracidade pode resultar na rejeição da solicitação.
  5. Custos de Visita: Declaro que, caso após a visita da Equipe de Manutenção seja verificado que a manutenção solicitada não é de responsabilidade da PROENG, eu assumirei o ônus desta visita no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).
  6. Contato: Caso haja necessidade de esclarecimentos adicionais, autorizo a equipe a entrar em contato para obter mais detalhes.