As almofadas dão o toque final a qualquer decoração e devem ser realmente as últimas peças a serem definidas. Além de aumentar o conforto ao sentar, elas adicionam cor, textura, estilo e personalidade aos ambientes e podem renovar toda a decoração em segundos.
As opções no mercado são muitas e aqui vão algumas dicas para não errar na hora de escolher esses complementos.
Número: não há regras para definir o número de almofadas que devem compor cada ambiente, mas ele deve ser proporcional ao tamanho do sofá. Em número par elas ajudam a manter a simetria; em número ímpar deixam um ar mais despojado.
Tamanhos e formatos: as grandes (60×60) estão em alta. Fica mais elegante um sofá com poucas peças grandes do que várias pequenas (40×40). As quadradas e retangulares ainda são mais usadas, mas outros formatos podem dar um charme a mais.
Cores e texturas: misturar tecidos e estampas deixa a decoração mais interessante. A dica para um mix harmonioso é escolher uma cor predominante que esteja presente em todas as peças. Misturar texturas com tecidos de uma mesma cor é uma ideia elegante para uma decoração mais neutra.
Matéria adaptada do site Assim eu Gosto