Pequenos espaços requerem grandes soluções. Uma delas é o uso de móveis que tenham mais de uma função, otimizando o aproveitamento da peça, ou então que se encaixem onde um móvel convencional não caberia, ou pela forma diferenciada ou pelo tamanho reduzido.
Os móveis funcionais podem ser feitos sob medida ou comprados prontos, sendo que normalmente os móveis prontos são mais baratos, por serem produzidos em larga escala.
Exemplos de móveis prontos para pequenos espaços:
- A coluna para caixa acoplada é uma boa alternativa para aproveitar o espaço que normalmente é perdido sobre o vaso sanitário. Deve ser usado somente com vasos que tenham caixa acoplada, pois esses modelos deixam o assento mais afastado da parede, criando uma profundidade onde cabe o armário sem atrapalhar.
- Ainda para o banheiro, existe um tipo de gabinete que se encaixa em lavatórios com coluna, permitindo o aproveitamento do espaço perdido sob a pia. O aspecto final fica parecido com um armário com cuba de apoio, porém sem necessidade de trocar a peça, evitando assim sujeira e gastos desnecessários.
- Na área de serviço, a tábua de passar por estar associada a um armário, o que facilita seu uso, já que a tábua não tem que ser montada cada vez que vai ser usada, e também aproveita o espaço sob ela para armazenagem. Dependendo do modelo, é possível ainda pendurar roupas e colocar objetos de apoio no próprio móvel, aumentando ainda mais a funcionalidade.
- Já para o quarto, uma boa pedida são as camas que possuem gavetas na base, ou então as camas-baú, que usam o espaço sob o colchão para guardar pequenos ou grandes objetos.
Matéria do site Dicas de Arquitetura.