Valorização imobiliária no Estado chegou a 144% nos últimos dez anos, segundo levantamento, sendo o município de Vila Velha, o que atingiu os maiores índices
Para o corretor de imóveis Nito Messina, o destaque de Vila Velha se iniciou durante o período da pandemia, quando as pessoas precisaram fazer home office e buscaram por locais que tenham mais qualidade de vida, inclusive, de outros Estados.
“A maior valorização está na orla. Tanto que, de dois anos para cá, unidades em Itaparica valorizaram bastante, assim como Praia da Costa e Itapuã, que já são bairros com bastante valorização”, observa.
Além da localização, o consultor imobiliário Juarez Gustavo Soares também acrescenta a oferta de novas unidades, que se mantém relativamente baixa, gerando uma demanda maior, mantendo a curva de valorização mais alta. “Essa curva deve se manter alta por um bom tempo, de modo que este é um bom momento para se comprar um imóvel”, observa.
Investimento
Ainda segundo Soares, o imóvel é um ativo que traz, em sua essência, a segurança, a valorização de médio e longo prazo e a proteção patrimonial em tempos de incerteza, além do próprio valor de uso do imóvel.
Ele enfatiza três pontos de atenção ao se realizar compra: segurança com relação à empresa com a qual está se fazendo o negócio, a valorização (local, acabamento, atributos do imóvel) e a equação financeira, que é como a pessoa vai pagar.
“Como o imóvel é um investimento bastante seguro, os riscos estão relacionados mais aos cuidados que devem ser tomados na sua compra, como a documentação e a certeza de que se está adquirindo um imóvel livre e desembaraçado. Daí, a importância de se fazer negócio com empresas sólidas e de ter um bom profissional para orientar essa negociação”, acrescenta.
O corretor Nito Messina também concorda com essa preocupação na hora de adquirir um imóvel, principalmente com relação à solidez e seriedade da empresa. “Já fiz algumas negociações com a Proeng, por exemplo, que sempre teve uma credibilidade muito alta. São imóveis bem localizados e com um acabamento muito bom”, observa.
Para o diretor geral da Proeng, Antônio Gonçalves, adquirir um imóvel é certeza de investimento seguro.
“Em tempos de incertezas é importante saber onde investir. O mercado financeiro, sempre em constante oscilação, pode gerar perdas. Isso não acontece com um imóvel Proeng. Nos últimos 10 anos, segundo a Ademi-ES, os imóveis em Vitória tiveram uma valorização de 130%, enquanto os imóveis em Vila Velha atingiram 157% de rentabilidade.”