Harmonizar as cores da sala pode ser uma tarefa complicada, ainda mais pensando nos tons dos móveis do local. César quer colocar cor em sua sala de estar , mas teme que ao colorir a parede, os tons não combinem com os móveis de cores neutras. A arquiteta Adriana Bellão ensina como usar cores dentro da sala sem cair no exagero para tornar o ambiente mais aconchegante com detalhes coloridos.
Dúvida:
Gostaria do apoio de vocês nas sugestões para decoração da sala do meu apartamento. Penso em texturização de uma das paredes, mas fico na dúvida das cores nas paredes em função da cor dos móveis (marrom, preto e cinza) e também o que colocar de objetos na parede.
Resposta:
O principal é fazer uma boa distribuição do mobiliário e definir os ambientes de estar/TV e Jantar.
A base com cores e móveis neutros permite que você utilize cores mais vivas e quentes para personalizar o ambiente. Elas podem estar presentes em detalhes como tapete com listras, almofadas diversas, objetos de decoração ou mesmo em paredes. Podemos texturizar uma das paredes, como você mesmo sugeriu. No exemplo (foto) foi utilizada a técnica “efeito camurça”.
Acho prático utilizar a textura, porém, se você resolver removê-la, terá que massear toda a parede, por isso sugiro outra opção que está sendo muito utilizada, que é o papel de parede, com infinitas possibilidades de cores e desenhos, e caso você queira substituir depois de algum tempo, é muito simples e rápido.
Eu sugiro para você investir numa gola de gesso contornando toda a sala, pois irá valorizar o ambiente. Colocaria também cortinas de tecido, que irão trazer aconchego, e trocaria as luminárias por uma iluminação mais adequada, como por exemplo uma luminária com iluminação indireta no ambiente da TV, para não atrapalhar a visão da mesma e um pendente bem bacana demarcando a mesa de jantar.
Matéria adaptada do Portal Terra.